Trabalhadores podem receber de volta bilhões esquecidos de PIS/Pasep e FGTS


Milhares de brasileiros têm valores esquecidos não somente em bancos, mas também em benefícios que são destinados aos trabalhadores que exercem atividade formalmente.

Dentre esses benefícios, ao menos 10 milhões de pessoas têm valores para receber relativos ao PIS/Pasep e também ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Para saber mais sobre como funcionam esses valores que os brasileiros têm para receber, de onde são e como resgatar, basta continuar acompanhando!

Valores do FGTS

O FGTS é um direito de todo trabalhador que exerce atividade de carteira assinada, contudo, o trabalhador que está desempregado e possui saldo nas contas vinculadas ao Fundo de Garantia pode ter direito de sacar todo o benefício depositado.

Essa condição é permitida para os trabalhadores que estão a pelo menos três anos desempregados conforme determina a Lei n.º 8.036/90, lei esta que estabelece as regras do fundo.

Para ter acesso ao saldo das contas do Fundo de Garantia o trabalhador deverá se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal com os seguintes documentos em mãos:

  • Carteira de trabalho (CTPS), para comprovar o desligamento e inexistência de vínculo ao FGTS por pelo menos três anos ininterruptos.
  • Documento de identificação do titular da conta
  • Número de inscrição PIS/Pasep/NIS

Assim que o saldo for liberado, o trabalhador desempregado poderá baixar o aplicativo FGTS disponível para celular Android e iOS e consultar os valores liberados.

Após a consulta o trabalhador poderá informar uma conta de própria titularidade em qualquer banco para realizar o saque.. Demais situações para o saque-rescisório e respectivos documentos necessários estão disponíveis no site da Caixa.

PIS/Pasep

Atualmente, cerca de 10 milhões de trabalhadores possuem direito a valores que juntos somam-se mais de R$ 23 bilhões.

Esse montante diz respeito às cotas do Fundo PIS/Pasep, benefício destinado aos trabalhadores que exerceram atividade entre 1971 e 1988.

Normalmente, quem trabalhou entre esses anos e não teve acesso às cotas do Fundo podem muito provavelmente terem direito ao benefício.

O grande problema quanto a este benefício é que a maioria dos beneficiários das cotas do PIS/Pasep hoje já são aposentados e não sabem que têm direito aos valores.

Vale lembrar também que em caso de falecimento do trabalhador, os herdeiros e dependentes possuem direito de resgatar os valores.

O trabalhador ou herdeiro poderá entrar em contato com a Caixa Econômica Federal informando que trabalhou em algum período entre os anos de 1970 a 1988 para verificar se possuem saldo para receber.

Pelo aplicativo de celular do FGTS o trabalhador também pode consultar o saldo das cotas do PIS/Pasep, tendo em vista que o saldo do Fundo foi repassado para o FGTS.

Nesse caso o processo de saque dos valores é super simples, tanto por parte dos trabalhadores quanto dos herdeiros em caso de falecimento do trabalhador.

Para conferir qual a documentação necessária para realizar o saque, basta conferir aqui e garantir um benefício que você pode ter direito mas não sabia.

 

Fonte: https://jornalcontabil.com.br/trabalhadores-podem-receber-de-volta-bilhoes-esquecidos-de-pis-e-fgts/




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *