Qual o tipo de gás usado em condomínio?


Em condomínios de casas, o mais comum é que cada casa tenha seu próprio gás de botijão mesmo, ou, caso a área seja atendida por tubulações subterrâneas de gás, será então o gás de rua, chamado também de gás encanado ou gás natural.

Em condomínios de apartamentos residenciais as duas formas mais comuns são o gás de rua que vai diretamente aos apartamentos ou o gás de cilindro que é abastecido pela companhia de gás da cidade, que fica em uma área comum do condomínio e distribui para todos os apartamentos.

Ficou confuso? Um pouco né.

Então vamos explicar detalhadamente cada um dos exemplos citados acima.

Qual o gás usado em condomínio?

Agora vamos explicar todas as possibilidades de instalações de gás em condomínios.

Condomínio de casas

Em condomínios de casas em áreas onde há tubulação de gás de rua, naturalmente esta é uma opção a se considerar na hora de fazer a instalação do gás em sua casa.

No entanto, é preciso preparar a casa com a tubulação adequada de acordo com o tipo de gás que será utilizado.

Se você estiver construindo, a melhor opção continua sendo o gás de botijão, portanto peça que no projeto tenha uma área externa arejada e segura para armazenar o botijão de gás de cozinha, com tubulação para os pontos onde ele será utilizado.

Se o terreno for grande, uma excelente opção é utilizar cilindros P45, que são aqueles botijões de gás altos, que têm 45 kg de conteúdo. Inclusive com esses botijões, você pode dividir a saída de gás para dois pontos diferentes de uso, utilizando um só botijão.

Esse tipo de botijão demora mais a acabar por ter mais, assim diminui a frequência de compra. Porém é mais difícil comprar esse tipo de gás 24 horas por dia, pois pelo tamanho só pode ser entregue de carro e não de motocicleta.

Condomínio de apartamentos residenciais

Alguns estados do Brasil têm leis específicas proibindo o uso de botijões de gás em apartamentos, por isso as formas mais comuns são o gás de rua ou o gás de condomínio, que já vamos detalhar mais abaixo.

O gás de rua, como já explicamos anteriormente em condomínios de casa, nada mais é que o gás encanado que vem por tubulações subterrâneas desde a rua, passa por medidores individuais e chega até cada unidade do condomínio.

Outra opção bastante comum em condomínios de apartamentos residenciais, é o gás em cilindros compartilhados.

O condomínio prepara em sua construção uma área reservada, aberta e segura para armazenar cilindros de grande porte, que distribuirão, após passar por medidores individuais, o gás para todas as unidades de apartamentos.

Conclusão

Como podemos perceber lendo o texto acima, existem basicamente duas opções quando se trata de gás em condomínios de casas e também duas opções em condomínios de apartamentos.

Para condomínios de casas, você pode optar entre o gás de botijão e gás de rua, se este for disponível.

Já em condomínios de apartamentos, você não tem a opção de escolher, o uso será de gás natural encanado, da forma que é servido ao condomínio, sendo em cilindros grandes ou vindo diretamente da rua.



Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *