CRM indica interdição ética das tendas de hidratação para dengue no DF


Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) emitiu, nessa sexta-feira (22/3), um Termo de Indicação de Interdição Ética das Tendas de Hidratação para os pacientes com dengue do Distrito Federal.

O indicativo de interdição é referente ao trabalho realizado pelos médicos que atuam nas tendas localizadas em Brazlândia, Ceilândia, Estrutural, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho e Sol Nascente.

O termo de notificação estabelece que, caso a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) não ofereça respostas eficazes dentro de cinco dias úteis após o recebimento do documento, o CRM-DF poderá deliberar sobre a interdição ética das tendas, o que impossibilitaria os médicos de continuarem seus trabalhos ali, retornando aos seus locais originais de atuação.

“A decisão pelo indicativo de interdição ética decorreu das vistorias realizadas pelo Departamento de Fiscalização do CRM-DF nas referidas tendas entre janeiro e março do ano corrente. Durante as fiscalizações, diversas irregularidades, como ausência de equipamentos para intercorrências, estrutura com higienização precária, dificuldade de remoção de pacientes, ausência de insumos e medicações, ausência de acolhimento e classificação de risco, longo tempo de espera para a realização de exames dos pacientes graves, entre outros, foram encontradas e apontadas à Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) por meio de ofício. Além disso, houve uma reunião entre as instituições para abordar o assunto em 7 de fevereiro de 2024. Foi estipulado um prazo de 15 dias para implementar melhorias nas questões levantadas”, diz trecho do texto.

Após o prazo, uma segunda vistoria foi realizada pelo Conselho que encontrou o mesmo cenário identificado inicialmente.

Segundo a instituição, as únicas medidas mais abrangentes em relação ao conjunto das tendas foram a disponibilização de soro de reidratação oral (SRO) e de “caixas” com materiais e medicamentos destinados ao atendimento de situações de emergência. “Todavia, várias tendas seguem sem SRO em quantidade suficiente, e os materiais e medicamentos destinados a situações de emergência não se encontram organizados de forma que possam ser utilizados adequadamente. Inclusive, em três dos serviços vistoriados, essas “caixas” foram encontradas armazenadas em locais inadequados ou sua localização era desconhecida.”

“Desde a primeira notificação realizada pelo CRM-DF à SES-DF, não foram providenciadas condições mínimas para o adequado atendimento à população, nem para que os profissionais de saúde tenham condições dignas de trabalho, fato que denota um quadro de grave inércia do Governo do Distrito Federal”, ressalta a presidente do CRM-DF, Lívia Vanessa Ribeiro.

Outras ações do CRM-DF

Diante do cenário crítico da epidemia de dengue na capital, o CRM-DF afirma se empenhar em garantir que a população receba um atendimento de qualidade e que os profissionais de saúde não enfrentem sobrecarga ou atuem em condições inadequadas.

Com essa finalidade, na última semana, o CRM-DF promoveu uma reunião envolvendo diversas entidades para discutir e sugerir medidas para conter a epidemia. Ao término das discussões, o grupo elaborou uma série de recomendações de ações que foram encaminhadas ao Governo do Distrito Federal (GDF).

fonte: https://www.metropoles.com/distrito-federal/crm-indica-interdicao-etica-tendas-hidratacao-dengue-df

 




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *