Calor intenso marca fim do inverno no Brasil


Às vésperas da primavera, país registra altas temperaturas em todas as regiões. Atuação de um bloqueio atmosférico impedirá a chegada de frentes frias nos próximos dias. Baixa umidade também é esperada em interior do país

O inverno termina, nesta semana, com uma forte onda de calor em grande parte do país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para as altas temperaturas que se estendem ao interior do Brasil e marcam a chegada da primavera, que começa oficialmente no próximo sábado, às 3h50 pelo horário de Brasília para a maior parte do Brasil.

Há, também, a previsão de baixos índices de umidade relativa do ar em uma parte do território nacional. De acordo com as previsões, o calor será frequente e intenso, sobretudo no interior de Santa Catarina, no estado do Paraná, em grande parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste e no interior do Nordeste. Em Rondônia, Tocantins e em áreas do centro-sul do Pará e do centro-leste do Amazonas também são esperadas elevações.

O aumento é justificado por causa da atuação de um bloqueio atmosférico, que impede o avanço de frentes frias e intensifica os dias de sol e calor. O aviso de calor é dado quando as temperaturas máximas excedem, em pelo menos, 5°C a média histórica do período, destacando a atuação do fenômeno por dias consecutivos. Segundo levantamento do Climatempo, Paraná, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Bahia, Piauí e Maranhão podem alcançar até 40°C.

As marcas podem superar os valores médios históricos de temperatura máxima em todas as cinco regiões do país, com potencial de quebra de recordes. A umidade relativa do ar deve ficar em atenção e em alerta em alguns municípios, em especial do sertão e interior do Nordeste. Parte dos estados de Minas Gerais, Tocantins, oeste da Bahia, Maranhão e Piauí também seguem com este alerta para a secura.

Recordes

Segundo as previsões, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul estão no ponto de maior concentração de calor, com temperaturas entre 43°C e 45°C. Algumas cidades do Norte, do Sudeste e Nordeste devem sentir as temperaturas perto ou acima dos 40°C. No Rio de Janeiro e no Triângulo Mineiro os termômetros podem superar os 40°C.

Em São Paulo, a expectativa é de 40°C no interior e 39°C na capital paulistana. O interior do país também pode sofrer com o calor durante toda a segunda quinzena do mês. Até o momento, o recorde histórico de maior temperatura já registrada oficialmente no Brasil até o momento foi de 44,8°C em Nova Maringá (MT), em novembro de 2020. A marca ultrapassou os 44,7°C na cidade de Bom Jesus (PI), em 2005.

Ontem, a cidade do Rio de Janeiro registrou a temperatura mais alta do inverno: 41°C no bairro de Irajá, Zona Norte. O recorde anterior para a estação era de 40°C, em 24 de agosto, também em Irajá. Já a maior sensação térmica registrada foi de 42,4°C, em Guaratiba, na Zona Oeste.

Cuidados

O Climatempo adverte que o calor excessivo pode causar desconforto, mal estar e outros problemas de saúde. A médica Lorena Balestra, pesquisadora no Centro de Pesquisa e Análises Heráclito, reitera que a brusca oscilação de temperatura pode prejudicar, pois o corpo humano precisa se adaptar rapidamente a essas mudanças, sobrecarregando o sistema imunológico.

“A prevenção dessas complicações envolve manter-se hidratado, evitar a exposição prolongada a temperaturas extremas, manter o ambiente bem ventilado e evitar a mudança brusca de temperaturas”, aponta a especialista.

 




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *