Bolsonaristas criticam Exército e pregam “fique em casa” no 7/9


As redes sociais das Forças Armadas do Brasil (Exército, Marinha e Aeronáutica) têm sido movimentadas por bolsonaristas, com a proximidade do 7 de Setembro. Os comentários pregam um boicote aos tradicionais desfiles de independência pelo país.

Indignados, eles usam o mote “fique em casa”, uma analogia à ação de proteção contra o novo coronavírus em 2020, mas que era contestada por Bolsonaro e seus seguidores.

Veja algumas das imagens compartilhadas nas redes das Forças Armadas:

Alguns também aderiram à campanha do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que, ao invés da participação dos desfiles cívicos, pediu a doação de sangue dos apoiadores. De acordo com o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está “desesperado” com a data, alegando a possibilidade dos desfiles serem um fiasco de público.

Já o governo Lula alega que o 7 de Setembro foi “sequestrado” pelo bolsonarismo nos últimos anos. A ideia é “resgatar” o dia e fazer um ato cívico nacional.

“Covarde”

Nas redes, as Forças Armadas têm recebido críticas. Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seguem comentando sobre a prisão e processo contra os manifestantes golpistas que invadiram o Congresso, Planalto e STF no dia 8 de janeiro.

Para os bolsonaristas, o Exército se acovardou ao permitir a prisão dos envolvidos que também participavam de um acampamento na porta do quartel da instituição em Brasília.

Os internautas também lembram da investigação da PF (Polícia Federal) que mira militares suspeitos de participação na venda de presentes recebidos pela Presidência na era Bolsonaro. O termo mais comum usado é o de “melancia”, que se refere ao Exército ser verde por fora e vermelho (cor atribuída ao comunismo) por dentro. Muitas postagens trazem imagens com essa referência.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *