Últimas notícias

Correio promove debate sobre educação e emprego na quarta-feira (4/12)

Vitor Corrêa fala sobre a importância do evento para o público – (crédito: Raphael Carmona/Senac-DF)
Com o intuito de discutir como a educação pode ser uma ferramenta que fomenta o conhecimento e molda o destino de indivíduos e sociedade, o Correio Braziliense promove, na próxima quarta-feira, o CB Fórum, com o tema Emprego, Renda e Cidadania: a Educação Como Ferramenta de Oportunidade. O evento começa as 14h30, no auditório do jornal, e tem a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Distrito Federal (Senac-DF). A relevância da profissionalização no mercado de trabalho será um dos principais destaques. Os assuntos serão debatidos em dois painéis.

DF precisa qualificar 186 mil profissionais até 2027, aponta CNI
Educação inovadora com estrutura de ponta
GDF lança plataforma e-Trabalho para facilitar vida de quem busca emprego
O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio-DF), José Aparecido Freire, destacou que a falta de acesso à educação de qualidade e a desatualização dos currículos em relação às necessidades do mercado são desafios para o ingresso dos jovens no mercado de trabalho. “Hoje em dia, é fundamental garantir que todos tenham acesso a uma formação prática e voltada para as demandas reais do mercado, além de fortalecer a parceria entre instituições de ensino e empresas para que a formação seja realmente alinhada às necessidades do setor produtivo”, pontuou.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

José Aparecido informou que, além da formação técnica profissionalizante, é essencial preparar os jovens para enfrentar os desafios e as mudanças constantes do mercado. Dessa forma, aumentam as chances de empregabilidade, desenvolvimento de carreira e adaptando-os às novas tecnologias e tendências do setor. “Em um mundo cada vez mais competitivo, investir na educação é um investimento no futuro dos nossos jovens e no fortalecimento da economia como um todo”, relatou.

Para facilitar a entrada de jovens no mercado de trabalho, o presidente da Fecomércio indica uma preparação de forma estratégica e contínua, além do investimento em qualificação técnica e profissionalizante. “Cursos técnicos oferecem uma formação prática e focada, que aumenta significativamente a empregabilidade. Além disso, é fundamental desenvolver habilidades interpessoais, como comunicação, trabalho em equipe, adaptabilidade e liderança. Essas competências são cada vez mais valorizadas pelas empresas.”

Painéis
Nos dois painéis do evento serão abordados temas sobre a importância da inovação no mercado e os desdobramentos do futuro dentro das áreas de profissionalização. As jornalistas Ana Maria Campos, editora de Política Local e titular da coluna Eixo Capital, e Adriana Bernardes, coordenadora da editoria de Cidades do Correio Braziliense vão mediar os debates. Os temas serão: “Economia em expansão: o mercado de trabalho e as demandas da sociedade” e “Próximos passos: o futuro na profissionalização”.

Na avaliação do diretor-regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, a iniciativa traz uma reflexão conjunta de atores da sociedade civil e do governo sobre a importância da educação na geração de oportunidades de emprego e no aumento da renda. “O objetivo é um só, que o país e o DF possam se desenvolver com o crescimento econômico e social, e que a gente gere mais oportunidades de mão de obra para as empresas. Dessa forma, elas vão crescer e vão surgir mais vagas para as pessoas trabalharem”, afirmou.

Essa será a segunda edição do CB Fórum em parceria com o Senac-DF. “Neste debate, vamos discutir quais são os caminhos e por onde a economia vai crescer. Além das ofertas de custos que devemos ter para que Brasília continue nessa ascensão do ponto de vista de renda e de emprego”, disse Victor Corrêa, que destacou o programa Jovem Aprendiz como uma das principais iniciativas do Senac. “O grau de empregabilidade após a formatação do curso é de 80%. Uma segunda intervenção muito importante que a gente tem feito é a qualificação de jovens regularmente matriculados no ensino médio da rede pública de ensino”, relatou.

De acordo Victor Corrêa, atualmente, o DF conta com 3,2 mil alunos no ensino técnico e, no próximo ano, serão mais de 5 mil. “As pesquisas indicam que o ensino técnico é tão importante e tem sido um diferencial no mercado, com uma renda 30% maior e com 10% a mais de chances de emprego em relação àqueles formados somente no ensino médio”, finalizou.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Últimas notícias

CLDF aprova projeto que impede privatização da Caesb

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta terça-feira (3/12), o...

Últimas notícias

População poderá propor melhorias para o transporte do DF. Saiba como

A população poderá participar do processo de atualização do Plano Diretor de...

Últimas notícias

Governo envia texto da PEC do corte de gastos ao Congresso

O governo federal enviou na noite desta segunda-feira (2/12) ao Congresso Nacional...

Últimas notícias

Governo envia texto da PEC do corte de gastos ao Congresso

O governo federal enviou na noite desta segunda-feira (2/12) ao Congresso Nacional...