Segundo FGV, tendência negativa para emprego deve permanecer nos próximos meses


images (5)

 

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) recuou 2,6% em agosto ante julho, na série com ajuste sazonal, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com isso, o índice atingiu 64,2 pontos, o menor nível desde janeiro de 2009, quando estava em 62,8 pontos. Em julho, o IAEmp havia subido 0,3%.

Segundo a instituição, o resultado sinaliza que a tendência negativa para o nível de emprego nos próximos três a seis meses permanece. “O IAEmp confirma que a indústria deve continuar demitindo devido à recessão econômica atual. O setor de serviços também preocupa, em função da piora acentuada da situação de negócios, indicando continuidade de demissões no setor nos próximos meses”, avaliou o economista Rodrigo Leandro de Moura, pesquisador da FGV, em nota.

As maiores contribuições para a queda do IAEmp em agosto vieram do indicador que retrata a situação atual dos negócios para o setor de serviços (-7,0%) e a tendência dos negócios para os próximos seis meses na indústria (-5,1%).

O IAEmp é formado por uma combinação de séries extraídas das Sondagens da Indústria, de Serviços e do Consumidor, todas apuradas pela FGV. O objetivo é antecipar os rumos do mercado de trabalho no País.

Fonte:Estadão Conteúdo/Jornal de Brasília




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *