Programa “Porteiro Amigo do Idoso” atinge marca de 2 mil capacitados no mês do Porteiro


Nesta quinta-feira, 9 de junho, enquanto o país comemora o Dia do Porteiro, o programa “Porteiro Amigo do Idoso” tem um motivo a mais a ser celebrado. A iniciativa, criada em 2010 pelo Grupo Bradesco Seguros, acaba de ultrapassar a marca de 2 mil profissionais capacitados. Implantado de forma pioneira, o programa visa a capacitar os profissionais que lidam diariamente com moradores longevos a oferecer soluções e cuidados adequados às suas necessidades. As aulas, inteiramente gratuitas, incluem uma vivência para que os alunos aprendam a se colocar no lugar dos idosos.

Em sua quarta fase, o “Porteiro Amigo do Idoso”, quejá contabiliza 95 turmas, está presente nos quatro estados da Região Sudeste: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Para participar do programa, desenvolvido pelo Senac RJ, o porteiro deve estar autorizado pelo síndico.

Presença feminina

Enquanto a demanda pelo Programa segue evoluindo, outro dado que chama a atenção é o percentual crescente de representantes do sexo feminino. Enquanto em 2010 elas representavam não mais que 0,5% do total – uma mulher para 205 homens -, em fevereiro deste ano já equivaliam a 15,7% dos capacitados na terceira fase. Até o momento, 197 mulheres receberam o diploma de “Porteiro Amigo do Idoso”.

O programa foi criado a partir de pesquisa realizada pelo Grupo Bradesco Seguros com cidadãos longevos do bairro de Copacabana, que apontou o porteiro como o “melhor amigo do idoso”. A metodologia de ensino inclui uma vivência para que os alunos aprendam a se colocar no lugar dos idosos. Óculos para dificultar a visão, pesos nos pés e aparelho auricular, entre outros artifícios, são utilizados de forma que os porteiros sintam as limitações da idade e reflitam sobre as dificuldades enfrentadas pelos mai s velhos.

Lançado há seis anos em Copacabana, no Rio de Janeiro, o programa chegou, dois anos depois, ao bairro de Higienópolis, em São Paulo, e foi expandido, em 2015, para o interior paulista – Campinas, Ribeirão Preto e Santo André -, Minas Gerais – Belo Horizonte e Betim – e Espírito Santo, nas cidades de Vitória e Vila Velha. Este ano, o programa acrescentou ao seu cronograma duas novas cidades – Santos (SP) e Juiz de Fora (MG) – e dois novos bairros cariocas: Ipanema e Laranjeiras.

O objetivo do programa é fazer com que os porteiros se tornem ainda mais amigos e possam entender o processo de envelhecimento em todos os seus aspectos. Com a extensão das aulas a novos bairros e cidades, o programa “Porteiro Amigo do Idoso” vem ganhando cada vez mais projeção. Esse investimento faz parte do compromisso do Grupo Bradesco Seguros com ações que incentivem a conquista da longevidade com qualidade de vida, saúde e bem-estar — explica Eugênio Velasques, Diretor do Grupo Bradesco Seguros.

De acordo com o último censo demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, a população de idosos no Brasil (60 anos ou mais) era de aproximadamente 20 milhões de indivíduos, equivalente a cerca de 10% do total. Até 2050, a estimativa é que esse universo triplique, o que significa que, para cada grupo de dez pessoas, três serão idosas.

O programa “Porteiro Amigo do Idoso” foi desenvolvido pelo Grupo Bradesco Seguros, sob a orientação do médico e pesquisador em saúde pública Alexandre Kalache, conselheiro sênior sobre Envelhecimento Global da Academia de Medicina de Nova York (The New York Academy of Medicine) e ex-coordenador de programas de envelhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Considerado uma das maiores autoridades internacionais em gerontologia, Kalache é consultor do Grupo Bradesco Seguros para questões relacionadas à longevidade.

Pesquisa realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) com os participantes do curso revelou que 86% tiveram suas expectativas superadas, 92% avaliaram o programa “Porteiro Amigo do Idoso” como ótimo e 92% o recomendariam a outros profissionais.

Fonte:http://www.segs.com.br/seguros/19967-programa-porteiro-amigo-do-idoso-atinge-marca-de-2-mil-capacitados-no-mes-do-porteiro.html

 




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *