Presidente Dilma veta aumento de limite para empréstimo consignado


 

dinheiroA presidente Dilma Rousseff vetou o aumento do limite de crédito consignado de 30% para 40% da renda do trabalhador ao sancionar nesta sexta-feira (21) a Lei n º13.000, que garante crédito de até R$30 bilhões para o BNDES. Dilma também vetou  o artigo da lei que acabava com o sigilo das operações do BNDES.

A presidente disse que vetou a proposta no caso dos empréstimos com desconto em folha de pagamento  porque “sem a introdução de contrapartidas que ampliassem a proteção ao tomador do empréstimo, a medida proposta poderia acarretar um comprometimento da renda das famílias para além do desejável e de maneira incompatível com os princípios da atividade econômica”.

“A proposta levaria, ainda, à elevação do endividamento e poderia resultar na ampliação da inadimplência, prejudicando as próprias famílias e dificultando o esforço atual de controle da inflação”, segundo publicado no Diário Oficial da União.

Atualmente, o desconto na folha de pagamento, chamado crédito consignado, é liberado para empréstimos e financiamentos em um limite de até 30% da remuneração. Se a medida fosse aprovada, o trabalhador poderia comprometer mais 10% do salário para pagar o cartão de crédito. Na prática, o teto de endividamento em operações descontadas da folha passaria a 40%.

Fonte: G1




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *