Porteiros de Salvador auxiliam a Polícia Militar a manter bairros seguros


RTEmagicC_VigilanciaPituba.jpg

 

 

No fim de outubro, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Salvador lançou o programa Vigilância Participativa, que capacitou cerca de 900 porteiros para atuar em prol da segurança dos bairros em que trabalham.

A iniciativa da SSP de Salvador deixa claro a confiança que os moradores depositam nos porteiros, como a gastrônoma Vera Lúcia, que livrou-se de um assalto graças ao porteiro do prédio onde mora. “Ele foi meu anjo da guarda”, diz. Um carro a seguia, por volta das 19h, e ao chegar próximo à portaria, ela buzinou. “Ele sabia que não eu buzino e saiu para ver o que estava acontecendo. Depois disso, os caras fugiram”, lembra Vera.

Um ponto importante deste fato é que o porteiro que ajudou Vera trabalha há mais de 30 anos no prédio e sempre está atento ao que acontece dentro e fora do prédio, por isso é preciso destacar a importância que se deve dar aos porteiros que trabalham há muito tempo no mesmo prédio e já conhecem os moradores e a vizinhança. A experiência do porteiro salvou Vera de um assalto.

O comandante da Polícia Militar de Salvador alertou para a importância dos porteiros. “O porteiro é um olho da segurança naquele momento. Ele se tornou o responsável por aquele território. Ele vai ter em mãos os números dos nossos policiais que estão nas ruas, para poder acioná-los ao perceber qualquer situação de anormalidade”.

Entre eles, o porteiro Geraldo de Jesus, 42 anos. Ele acredita que a iniciativa pode ajudar, mas é preciso que a agilidade da polícia aconteça realmente. “Com a ação da Vigilância Comunitária, melhorou bastante, mas temos que ter a consciência que, apesar do porteiro intervir em alguma coisa, o intervalo de tempo que entre a ligação que fazemos e a chegada da polícia é grande. Aí o bandido já foi embora”, afirmou.

Ele conta que há algum tempo os moradores e os porteiros estabeleceram sinais para dar mais segurança. “Muitas vezes a gente tem que criar uma senha, como palavras combinadas ou gestos, para que a gente libere a entrada de pessoas e qualquer tipo de material, por que se não for dessa forma, como a gente vai saber?”, explicou.

Durante o lançamento, os porteiros receberam cartilhas com orientações e números de telefones para serem utilizados no dia a dia.

 

Fonte: correio 24 horas




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *