Nova etapa do programa ” Porteiro amigo do idoso” teve início em SP


Nesta segunda-feira, 18 de abril, começam as primeiras turmas da nova etapa do programa “Porteiro Amigo do Idoso” no estado de São Paulo. Iniciativa pioneira do Grupo Bradesco Seguros, o programa visa a capacitar os profissionais que lidam diariamente com moradores longevos a oferecer soluções e cuidados adequados às suas necessidades. As aulas, inteiramente gratuitas, serão realizadas nos dias 18, 19 e 20 de abril, entre 13h e 17h, simultaneamente, na cidade de São Paulo e Ribeirão Preto. A iniciativa já capacitou cerca de 450 porteiros na capital e mais de 600 no interior do estado.

Esta é a primeira de uma série de 10 turmas – com até 25 alunos cada – que serão realizadas na cidade de São Paulo, até abril do ano que vem. Os interessados podem se inscrever pelo site www.vilavelha.com.br/longevidade. Em Ribeirão Preto, serão realizadas mais duas turmas este ano: entre os dias 23 e 25 de maio e de 21 a 23 de junho – sempre de 13h às 17h.

Criado em 2010, com base em pesquisa realizada pelo Grupo Segurador que apontou o porteiro como “o melhor amigo do idoso”, o programa Porteiro Amigo do Idoso foi lançado, dois anos mais tarde, no bairro de Higienópolis, em São Paulo. Hoje, o programa está presente também nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, e já passou pelos municípios paulistas de Campinas, Ribeirão Preto e Santo André – na nova etapa, além de Ribeirão Preto, o interior do Estado será representado, pela primeira vez, pela cidade de Santos.

O programa, ministrado pelo Senac-RJ, tem 12 horas de aulas divididas em três dias. A metodologia de ensino inclui uma vivência para que os alunos aprendam a se colocar no lugar dos idosos. Óculos para dificultar a visão, pesos nos pés e nas mãos e aparelho auricular, entre outros artifícios, são usados de forma que os porteiros sintam as limitações da idade e reflitam sobre as dificuldades enfrentadas pelos mais velhos.

O objetivo do programa é fazer com que os porteiros se tornem ainda mais amigos e possam entender o processo de envelhecimento em todos os seus aspectos. Com a extensão das aulas a novas cidades e bairros, o programa Porteiro Amigo do Idoso vem ganhando cada vez mais projeção. Esse investimento faz parte do compromisso do Grupo Bradesco Seguros com ações que incentivem a conquista da longevidade com qualidade de vida, saúde e bem-estar — explica Eugênio Velasques, Diretor do Grupo Bradesco Seguros.

A iniciativa se destaca em um cenário de envelhecimento acelerado. Segundo a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), a cidade de São Paulo terá, daqui a pouco mais de uma década, mais idosos do que jovens. O índice de envelhecimento da população paulistana, que relaciona o grupo de pessoas com mais de 60 anos de idade em comparação a jovens com menos de 15 anos, vai dobrar. A proporção, que em 2010 era de seis idosos para cada 10 jovens, passará, em 2030, para 12 idosos a cada 10 jovens.

Em Ribeirão Preto, são cerca de 75 mil pessoas com 60 anos de idade ou mais – de um total de mais 600 mil habitantes -, o que corresponde a aproximadamente 12% da população.

O programa

O programa Porteiro Amigo do Idoso foi desenvolvido pelo Grupo Bradesco Seguros sob a orientação do médico e pesquisador em saúde pública Alexandre Kalache, conselheiro sênior sobre Envelhecimento Global da Academia de Medicina de Nova York (The New York Academy of Medicine) e ex-coordenador de programas de envelhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Considerado uma das maiores autoridades internacionais em gerontologia, Kalache é consultor do Grupo Bradesco Seguros para questões relacionadas à longevidade.

 

Fonte: Portal Nacional de Seguros




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *