No segundo dia do Congresso Fenatec/Conatec, especialistas realizam oficina


104751-DSC_5580

 

Na manhã da última terça-feira,24, foi realizada a primeira oficina do Congresso Fenatec/Conatec, em Porto Alegre (RS).Os responsáveis pela oficina foram os especialistas em gestão sindical Zilmara Alencar e Guilherme da Hora, que incentivaram todos os dirigentes de entidade que representam os trabalhadores em edifícios e condomínios a irem além da representação, mas auxiliar o trabalhador a ter seus direitos sempre respeitados.

Um dos assuntos frisados durante a oficina foi a necessidade de os sindicatos ocuparem os espaços, a fim de evitar abrir brechas para que outras instituições encabecem ações para fragilizar os sindicatos e a classe trabalhadora. Os dirigentes também foram estimulados a iniciar um novo processo de gestão sindical.

“Nós temos que imaginar que, enquanto os espaços não são ocupados existe alguém que os ocupa e, com isso, acaba distanciado o dirigente da base. “Muitos trabalhadores não sabem para que serve um sindicato. A quem interessa um Sindicato fraco? Ao patrão, claro! Vamos começar a aumentar a comunicação com a categoria, vamos mandar mensagem por Whatsapp. Nós temos que nos preparar para que o trabalhador seja mais esclarecido”, destacou Zilmara Alencar.

Os palestrantes também esclareceram aos participantes da oficina sobre a legislação atual vigente que garante prerrogativas na atuação sindical. Guilherme da Hora relembrou leis que asseguram aos dirigentes uma atuação isenta e ampla.

“A legislação define que cabe aos  sindicatos fundar e manter escolas de alfabetização e prevocacionais, todavia quem faz isso atualmente é o Sistema S, que é uma entidade patronal. Na verdade, deveríamos formar o trabalhador sabendo que é bom ter sindicato, coisa que o patrão não faz”, argumentou.

A consultora Zilmara também sugeriu a criação de um grupo de intercâmbio de boas práticas na categoria de condomínios. “ No site da Conatec vamos criar um banco de dados de boas cláusulas, para que possa balizar a atuação dos dirigentes. Essa é uma dica de gestão”, sugeriu.

Fonte: Conatec




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *