Entenda como pode ser eficaz a utilização de um sistema de comunicação entre guaritas


comunicação guaritas

Com o objetivo de combater assaltos e outras ocorrências em condomínios, os sistemas de comunicação entre guaritas  tem sido muito utilizados e estão ficando cada vez mais necessários para a segurança de condomínios.

Mas para que o sistema funcione de forma correta e consiga atingir seu objetivo é preciso tomar algumas precauções.

Confira abaixo algumas dicas de comunicação entre guaritas:

  •  O sistema de comunicação entre guaritas visa facilitar a emissão de alertas e possíveis ameaças à segurança do condomínio;
  • A implementação do sistema parece simples, mas requer cuidados:
  1. Treinamento, qualificação e instruções adequadas aos funcionários;
  2. Segurança e sigilo da rede de transmissão e comunicação;
  • Um grande erro é utilizar equipamentos de baixo custo. A sugestão é optar por equipamentos adequados que proporcionam uma rede segura: telefones, rádios UHF e digitais;
  • Nesse sistema existe o Operador (funcionário), o Equipamento (rádio) e a Mensagem (alerta de atitudes suspeitas/prevenção);
  • Equipamentos: Rádio fixo, móvel e portátil
  • Cada equipamento apresentará suas vantagens e desvantagens;
  • O mais eficaz é que um técnico realize a pesquisa e avalie a frequência de cada região;
  • A rede de comunicação deve ter um sistema de transmissão sem “vazamentos”, ou seja, onde a comunicação seja sigilosa sem possibilidade de fraudes (escutas) principalmente por quadrilhas;
  • Uma guarita toma conta da outra: assim, se algo acontecer com a primeira, a segunda já fica ciente e poderá tomar as devidas providências;
  • Devem ser previstas formas de checar a segurança nas portarias, sondagens a cada hora, e ter procedimentos seguros, como não citar nomes pelo rádio, e não utilizá-lo de maneira inadequada e sem critérios;
  • As mensagens devem ser claras, concisas e padronizadas;
  • Estabelecer um processo de contingência, ou seja, procedimentos estabelecidos a serem tomados durante ocorrências;
  • A comunicação entre guaritas aumenta a segurança em trocas de informações sobre falta de energia, troca de turno de funcionários, funcionários dos correios, visita de agente da prefeitura ou outros órgãos etc.
  • Comunicar-se efetivamente com a polícia, bombeiros e emergência;

Fonte: sindiconet.com.br




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *