Diretoria da Conatec marca presença no “Carnaval de Protesto” dos aposentados realizado em SP


A diretoria da Conatec participou no último dia 21, do protesto ” Unidos dos Aposentados”, que percorreu as ruas da capital paulista para chamar atenção para a atual situação da aposentadoria no país.

De longe, o som da bateria anunciava a chegada da escola de samba. Passistas, músicos e o samba-enredo cantado pelos presentes chamavam atenção dos que passavam e eram confundidos com um pré-carnaval. Mas toda euforia do ato trazia como pano de fundo uma causa nobre e muito importante – a pauta de reivindicações dos aposentados e pensionistas de todo Brasil.

“A forma como essa situação foi trazida à tona, com toda criatividade e senso de humor, na verdade nos leva a refletir uma situação muito mais sensível que acarretam os nossos aposentados. Além de uma grande defasagem no poder de compra, essas pessoas ainda vivem à margem quando o assunto é saúde e direitos. Queremos que a situação seja revertida”, destacou Paulo Ferrari, presidente da Conatec.

As reivindicações foram apresentadas como em um carnaval genuíno – por Alas. A Comissão de Frente foi seguida pela Ala das Reivindicações (pedindo a recomposição do poder de compra das aposentadorias, com aumento real para quem recebe acima do salário mínimo, a abertura das contas da previdência, isenção de IPTU para aposentados com baixa renda); em seguida entrou na avenida a Ala da Saúde (a garantia da saúde pública gratuita e de qualidade, manutenção e ampliação da distribuição de remédios de uso contínuo). A bateria animava o ato, com temas que enfatizavam a necessidade de mudanças.

Também entraram em cena  a Ala do Custo de Vida, que pedia a redução das taxas de juros, isenção do Imposto de Renda aos Aposentados; a Ala da Justiça, que reivindicava o direito de revisão do benefício para quem trabalhou e continua trabalhando, revisão da poupança, correção do FGTS, revisão do PIS; a Ala das Pensionistas, que protestava contra as medidas do governo que alteraram as regras de concessão dos benefícios às viúvas; e a Ala da Juventude e dos Futuros Aposentados, que mostrava que os trabalhadores atuais terão que conviver com as aposentadorias no futuro.

Os aposentados caminharam até o Museu de Arte de São Paulo (Masp), onde fizeram um ato para encerrar a manifestação. De acordo com a organização, cerca de 1,2 mil pessoas participaram.

Fonte: http://www.conatecbr.com.br/presidente-da-conatec-participa-de-carnaval-de-protesto-dos-aposentados-




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *